EN FR DE PT ES
[PT] - (+351) 918 795 674  |  [EN] - (+351) 919 304 299

TREBILHADOURO - UM TESOURO PAISAGÍSTICO

Traços d'Outrora

05 Agosto 2020

Sem comentários

Situada na freguesia de Rôge, concelho de Vale de Cambra a 625 metros de altitude a aldeia de Trebilhadouro encontra-se desabitada há cerca de 15 anos. As suas casas em pedra, os seus arruamentos traçados entre campos de cultivo, celeiros e o seu ribeiro que desagua no rio Caima fazem desta aldeia um tesouro paisagístico.

 

Reza a lenda que por estas terras existia um tesouro formado por “Três Bilhas de Ouro” e daí resultou o nome da aldeia de Trebilhadouro. Ficção ou realidade esta aldeia foi classificada pela Associação Turismo de Aldeia (ATA), como Aldeia de Portugal.

 

Rodeada pela serra do Trebilhadouro e o Alto do Galinheiro, de onde se avista o mar e a ria de Aveiro esta aldeia ganhou visibilidade quando, em 2001, serviu de palco ao Trebilhadouro – Festival Internacional de Artes e Culturas, evento organizado pela já extinta cooperativa de teatro Rasgo e pela Câmara Municipal de Vale de Cambra, que se realizou durante vários anos consecutivos. Mais recentemente no ano de 2017 o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) atribuiu um prémio ao projeto turístico do arquiteto André Eduardo Tavares para reabilitar o edifício casa de campo.

 

No património edificado da aldeia é possível antever tradições e costumes de outros tempos, tornando-se o cenário ideal para a recriação de um autêntico serão de aldeia.

 

O silêncio, a paisagem verdejante e o ambiente de aldeia serrana caracterizam Trebilhadouro e continuam a fazer parte desta pequena aldeia agora convertida num espaço de Turismo Rural ideal para umas férias repousantes, em pleno contacto com a natureza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *