EN FR DE PT ES
[PT] - (+351) 918 795 674  |  [EN] - (+351) 919 304 299

SOBRE NÓS

- CONHEÇA-NOS MELHOR -

A Traços d’Outrora — Turismo Rural, Lda., propriedade dos sócios Isabel Fonseca e Horácio Pereira, encontra-se localizada na vertente Poente da Serra da Freita, na aldeia de Trebilhadouro em Vale de Cambra, a cerca de 625m de altitude. A sua posição estratégica permite uma visão privilegiada do território circundante, nomeadamente da Ria de Aveiro e do Atlântico. Em 2011, Trebilhadouro foi classificada como “Aldeia de Portugal”, integrando um conjunto de aldeias com quem partilha interesse histórico e patrimonial. É uma aldeia de pequena dimensão, onde as construções se implantam num percurso central que atravessa toda a povoação e um pequeno riacho. As nossas casas, não estivessem integradas em espaço rural, têm como base a pedra granítica, com alvenaria, e madeira.

 

A sua requalificação, teve como base de intervenção, o principio construtivo original, tanto a nível material como no seu desenho, não se perdendo a identidade ou a magia. E isto valeu-lhe o prémio IHRU – 2015, atribuído pelo Instituto da Habitação e Requalificação Urbana – o premio nacional mais antigo do setor da construção e do imobiliário em Portugal.

 

Somos o refúgio perfeito para desfrutar da natureza e recarregar energias, permitindo uma estadia memorável, num ambiente intimista. As camas de ferro e os móveis antigos, as colchas de renda e as cortinas de linho, aliadas ao conforto, são o cenário perfeito para uns dias em família ou com os amigos.

 

As casas têm os nomes dos antigos proprietários e estão todas equipadas com sofá cama, lareira, televisão por cabo e internet e cozinha totalmente equipada.

PAISAGEM

- NATUREZA -

Quem chega ao Trebilhadouro sente-se a regressar ao espírito típico de uma aldeia beirã escondida no meio da serra, a uma altitude aproximada de 625 metros e abrigada dos ventos que sopram de Norte. Do alto destes montes avistam-se o mar e a ria de Aveiro, bem como outras cidades do Litoral, todo o Vale de Cambra e a Serra da Freita. É também aqui que nasce um ribeiro que desagua no rio Caima, cujas águas servem para regar os campos das aldeias vizinhas. A paisagem é verde, com as encostas em socalcos e a água como elemento integrador.

 

As casas em pedra salpicam os recantos que compõem esta região do país. Com o seu limite Norte nas encostas montanhosas da Serra da Freita e uma configuração irregular, a paisagem caracteriza-se pelos declives dos montes e cabeços, dos quais se destacam os alinhamentos Cumeeira-Lomba Gorda-Trebilhadouro e Barraca-Devesa.

As povoações situam-se acima da cota dos 600 metros, distribuídas pelos solcalcos pela encosta abaixo.

A Serra da Freita, é uma área classificada de âmbito nacional, e integra a Rede Natura 2000.
É uma zona de média montanha, com influência oceânica com valores naturais em habitats e espécies raras de fauna e flora.
Para mais informações, consulte:

PATRIMÓNIO

- FREGUESIA DE RÔGE -

Trebilhadouro pertence à freguesia de Rôge, situada no concelho de Vale de Cambra, com uma área de 19 Km2 e uma densidade populacional de 102 hab/Km2, o que contrasta com o centro do concelho, com 752 hab/Km2. Em Rôge é possível encontrar um património rico quer do ponto de vista de construção, quer de paisagem, nomeadamente o cruzeiro de Rôge, elemento patrimonial de origem setecentista e a igreja adjacente.

 

Após ter sido desabitada há cerca de 15 anos, a aldeia manteve a sua estrutura. Na barragem Duarte Pacheco, um local de lazer, conseguimos deixar-nos levar pelo silêncio das águas do rio Caima. Este, encaixado num vale escarpado, proporciona belissímas paisagens fluviais, ao longo das quais se perfilam velhos moinhos e pontes antigas por descobrir.

 

Do Parque da Capela de Nossa Senhora do Desterro, local de romaria, podemos disfrutar de uma vista fantástica sobre toda a paisagem envolvente.
Venha conhecer-nos e desfrutar de uma estadia memorável e enriquecedora!

PARCERIAS

- OS NOSSOS PARCEIROS -

PARCERIAS

- OS NOSSOS PARCEIROS -

AS NOSSAS CASAS

- MELHORES PREÇOS -

Casa da Matilde

2 HÓSPEDES

Localizada junto ao arruamento principal da aldeia, este alojamento T1 é constituída por uma sala e cozinha no piso térreo.

RESERVAR AGORA DESDE 60 €
CONTACTOS

Envie-nos uma mensagem

Tem alguma dúvida ou, por algum motivo, necessita de entrar em contacto connosco? Utilize o formulário!

Endereço:

Lugar de Trebilhadouro

Cidade:

Vale de Cambra

E-mail:

info@tracosdoutrora.com

Nome:


E-mail:


Mensagem: